No e-commerce uma boa foto é fundamental. Vamos te dar 5 dicas para você fazer fotos vendedoras para o seu e-commerce.
1. Valorize o produto
Para valorizar o produto quanto mais limpo o fundo melhor. Caso a foto seja ambientada, tente desfocar o fundo o máximo possível. Ou opte pelo tradicional fundo branco. Se você for vender em marketplace de preferência para fotos com fundo branco, na maioria deles, é obrigatório.
2. Tire foto de diferentes ângulos
Pense que o seu cliente não pode pegar o produto na mão. Logo, ajude ele a visualizar o melhor possível, passando segurança e entendimento do produto.
3. Foque nos detalhes / textura
Se o seu produto tem algum detalhe, tire uma foto que valorize o detalhe ou a textura, principalmente em roupas. Muitos esquecem de ter uma das fotos mostrando a textura.
4. Iluminação
Tente iluminar bem o produto e com uma luz neutra. Evite luzes que possam alterar a percepção da cor do seu produto. Se você não tem equipamento fotográfico, posicione o produto bem ao lado de uma janela.
5. Tamanho da imagem
Imagens muito grande podem atrapalhar o tempo de carregamento do seu site. E fotos muito pequenas podem perder resolução e a funcionalidade de zoom que muitas plataformas oferecem. Os tamanhos podem variar de plataforma para plataforma. Sempre verifique as regras para upload de imagens de acordo com a plataforma do seu e-commerce e no marketplaces que você pretende vende seus produtos. Mas uma sugestão é o tamanho de 1104x 1104 px com 72dpi para fotos quadradas ou 1104x 1600px com 72dpi se fizer sentido para o seu produto uma foto na vertical.
Como salvar as imagens:
Ao salvar a sua em imagem, sempre opte pelo formato jpeg. NUNCA utilize nomes genéricos como imagem1.jpeg ou 0001.jpeg . Salve utilizando as palavras chaves e separadas por hífen, como no exemplo: camiseta-preta-manga-longa.jpeg
Quantas fotos cadastrar?
Cadastre entre 3 a 5 fotos por produto. Explore os ângulos e lembre-se que o objetivo é facilitar para que o seu cliente entenda o produto. Uma boa foto, além de ajudar a vender, vai diminuir os custos extras com a logística reversa em caso de devolução. Sempre que a plataforma permitir, explore a utilização de vídeo.