6 motivos para você não ter um e-commerce

Você é lojistas? E não tem um e-commerce? Talvez seja por alguns desses 6 motivos listados abaixo.

Eu moro em um bairro com muitos comércios e descobri, pesquisando, que são poucos lojistas que tem um e-commerce. Alguns deles até utilizam as redes sociais para divulgarem os seus produtos. Eles acham que dessa forma já estão presentes no mundo digital.

A internet veio trazer facilidade, conexão, comodidade. Hoje através de um site ou aplicativo que está em nossas mãos, podemos pedir qualquer tipo de comida. Temos opções de transporte, localizamos onde tem bicicletas e patinetes disponíveis. Compramos bilhete do metrô,  passagens de ônibus, avião, reservamos hotéis, abrimos contas em banco. Tudo na palma da nossa mão. Isso tudo se chama comodidade. Comodidade que os consumidores tem aprovado. Quando não compramos, pesquisamos antes de comprar. Pesquisamos opiniões e preços.

Mas muito lojistas ainda conseguem listar motivos para não venderem online. Abaixo vou listar os 6 motivos mais citados para não ter um e-commerce que escuto com mais frequência. Veja se você se identifica:

1. Não preciso

Quando as vendas estão indo bem, o lojista não acha que ele precisa da internet. O brasileiro não planeja e trabalha muito somete o aqui e agora. Mas até pela taxa de negócios que fecham, aqui mesmo e imagino que no seu bairro também… sabemos que não é fácil manter um ponto aberto. E se hoje as coisas estão bem hoje, amanhã podem não estar. Logo, ter um e-commerce e participar dessa tendência de oferecer comodidade para o seu cliente, poderá ser uma forma de equilibrar as contas. Um não concorre com o outro, pelo contrário.

O e-commerce irá aumentar a sua área de atuação e também oferecer para o seu cliente atual e os novos clientes, mais uma opção de como adquirir os seus produtos. O omnichannel, enfatizado em 9 em cada 10  palestras de tendências,  é justamente o nome que se dá  a essa integração entre os canais. Por exemplo, o seu cliente pesquisa e compra pela internet e retira na sua loja. Os canais se complementam.

2. É muito complicado

6-motivos-não-ter-ecommercePode parecer muito complicado. O novo sempre é complicado, empreender é viver de desafios, não é?! E a boa notícia é que tem plataformas “prontas”, feitas para os usuários leigos, onde literalmente não será preciso escrever nenhuma linha de código.

Precisa ter familiaridade com o computador, ler tutoriais e bater um pouco a cabeça, caso não queria contratar alguém para fazer.

Um profissional que entende de e-commerce poderá criar toda a base para você , colocar o seu e-commerce no ar  e oferecer um treinamento inicial para você operar com sucesso o seu e-commerce.

 

3. Não tenho tempo

Eu sempre me pergunto se o tempo é tempo de aprender algo novo ou se é tempo para se dedicar no dia a dia. As duas alternativas eu acho bem complicado. A primeira opção: “não tenho tempo de aprender algo novo”, acho sinceramente perigoso para qualquer empreendedor principalmente nos dias de hoje onde o mundo está mudando em uma velocidade absurda. E-commerce não é uma moda que vai passar.

Se o motivo for: “não tenho tempo para me dedicar ao dia a dia”, a minha sugestão é, treine alguém da sua equipe para operar no dia a dia. Mas será fundamental para o sucesso do seu e-commerce, que você tenha interesse e se dedique a aprender, mesmo que você não esteja a frente da operação no dia a dia. Não é muito diferente do seu negócio físico. Você precisa saber e se envolver mesmo que você não seja mais o caixa ou o vendedor do seu negócio. Mas você está a frente das estratégias.

4. Custa Caro

Quando a pessoa acha complicado aprender sozinho ou se vê sem tempo, o próximo pensamento é o custo. Então, se você contratar alguém que entende de e-commerce, isso ajudará a entender mais rápido o mercado e errar menos. Mas é claro que essa opção tem um custo  que irá variar de profissional para profissional. Mas como te disse, dá para fazer sozinho e tem plataformas com planos mensais bem acessíveis.

“Ah as o custo mensal é muito caro”. O custo mensal para ter um e-commerce “de entrada”, para quem esta começando e utilizando como um complemento a loja física, pode ser bem acessível, algo como R$ 300,00 mensais (custo entre plataforma, hospedagem e um sistema de emissão de NF).

5. Já tive um site mas não vendi nada

Não adianta colocar um site qualquer no ar e deixar ele lá. Existem 2 caminhos: ou você perderá finais de semana, saída com os amigos, momentos de lazer para se dedicar e estudar para aprender um pouco sobre  como montar de forma correta o seu e-commerce ou deverá contratar um profissional. Pelo menos nas etapas inicias.

É muito importante que o seu site esteja dentro das “boas práticas” do e-commerce. Um site deve ter uma chave de segurança para criptografar as transações financeiras. Isso dará segurança ao seu cliente e o Google dá preferencia a sites seguros. O nome das fotos deverão estar salvos corretamente para ter uma URL amigável. Entre outros detalhes importante que deverão ser considerados.

Se tudo isso, parece complicado, volte a item 2.

“Ah mas já ouvi falar que custa caro divulgar um e-commerce”. É verdade. Mas pense que no seu caso, ele é um complemento ao seu negócio atual. Você poderá começar a divulgar o seu e-commerce entre os seus atuais clientes.  Informa que agora você também está vendendo online. Crie um motivo para ele te procurar online. Por exemplo, se você vende comidas congeladas. Diga para ele que agora além da comodidade de pedir online, ele também poderá consultar dicas de como congelar frutas e verduras.  Divulgue essas dicas nas redes sociais e conquiste novos clientes. Pense em parcerias com outros blogs. Lembre-se que a vantagem das vendas online é que você estará ampliando a sua área de atuação além do seu bairro.

6. Todo mundo queima preço na internet

Essa também é muito comum.  A internet, principalmente o e-commerce, parece um mundo sem lei, onde vendem-se produtos por qualquer valor. Uma verdadeira competição desonesta. (Já ouvi tudo isso).

Tudo depende muito do seu produto e do que você está entregando. Voltando ao exemplo do item 5, “refeições congeladas”, tem uma empresa, a Beleaf , que criou todo um conceito de comida plant-based de comida saudável congelada (no caso deles um negócio que nasceu online), mas que poderia ter nascido à partir de uma loja física que começou a vender o seu cardápio de comida congeladas online. O importante nesse exemplo, é que eles criaram um diferencial que tiram eles da competição direta de preços.  O que queima preço é a falta de diferenciação da sua proposta. Veja mais sobre isso nesse conteúdo que escrevi tempos atrás.

Saia da sua zona de conforto

Agora que vocês já sabe os 6 motivos para não ter um e-commerce. Te convido a sair da sua zona de conforto. A nossa economia está se recuperando aos poucos, mesmo que em um ritmo muito aquém do necessário. O e-commerce é o único mercado que mantém um crescimento de 2 dígitos, ano a ano, no Brasil. Ainda estamos muito atrás de países como Estados Unidos , China, França e tantos outros. Logo, ainda temos muito para crescer no e-commerce.

Aproveita esse momento ainda de crise e crie. Começa a testar.  Quando a economia começar a melhorar, você estará com uma presença online. Não se cria um negócio online do dia para noite. É como começar a andar. Precisamos treinar, cair e levantar. Assim será o seu e-commerce. Mas comece agora para que amanhã, você esteja a frente de muitos que ainda estão repetindo os 6 motivos acima como um mantra.

E lembre-se, se você é lojista, a sua presença online, não é uma página no Facebook. É oferecer a venda online , oferecer essa comodidade para o seu cliente.

No próximo post vamos falar de marketplace e como isso poderá ampliar  o alcance do seu negócio. Mas tem um lado ruim também. Acompanhe.

 

 

2 comentários em “6 motivos para você não ter um e-commerce”

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