Como escolher plataforma para o meu e-commerce?

O que mais eu vejo nas redes sociais são embates sobre plataforma. Quando alguém lança essa pergunta, chove de opinião. Ali no meio tem profissionais liberais que trabalham para plataforma X ou Y. Programadores que criam plataformas , clientes satisfeito e clientes insatisfeitos pelos mais variáveis motivos.

Quando eu faço algumas perguntas básicas como:

  • O que você vai vender ?
  • Qual será a sua estratégia comercial?
  • Quantos SKUs você pretende cadastrar?
  • Você está começando ou já vem de uma outra plataforma ? Tem fluxo de vendas online?
  • Você entende de programação?
  • Qual o seu modelo de negócio? B2B ou B2C?

As pessoas ficam perdidas em meio a tanta opiniões e poucas se dão ao trabalho de responder as perguntas acima. Normalmente quem pergunta em Fóruns de Facebook qual plataforma escolher, está começando a se aventurar no mundo do e-commerce. E normalmente não entendem porque eu estou fazendo essa pergunta. Vou responder para aqueles que chegaram até aqui. SIMPLES: Porque é assim que se escolhe uma plataforma. Cada modelo de negócio tem uma necessidade e hoje, ainda bem, há diversas opções de plataformas e cada uma atende uma necessidade. Hoje em dia, esses serviços são bem parecidos. É como adquirir um carro. Depende da sua necessidade e cada modelo oferece um tipo de acessório, caberá à você dar prioridade de acordo com o seu uso.

Plataforma Open Source ou SAAS?

O primeiro passo é conhecer a diferença entre plataforma Open Source e SAAS. Assim já é possível começar a escolher um caminho.

As plataformas Open Source são plataformas de código aberto, por exemplo, o Woocommerce e Magento. Hoje em dia muitos programadores criam plataformas de e-commerce em plataformas de código aberto conforme  necessidade do cliente. Essas plataformas possuem uma alta capacidade de customização e flexibilidade. Porém, lembra da pergunta : ” você entende de programação?”. Pois é, se você não entende, eu não recomendo esse tipo de plataforma, pois apesar dessas plataformas possuírem bastante Plugins de fácil instalação, é recomendado sempre entender o minimo para fazer qualquer alteração.

Se você não domina essa área, você corre o risco de depender sempre da contratação de um programador. Por exemplo se você quiser incluir mais um meio de pagamento. Incluir um serviço de resgate de carrinhos, etc. Tudo poderá ser feito, mas sempre recomendado fazer por quem entende de programação.

Para quem não entende de programação

Já as plataforma SAAS são ideias para aqueles empreendedores que não entendem de tecnologia e o foco é ter um e-commerce. Principalmente para quem está começando, ainda vai testar o mercado, não justifica investir em plataformas customizadas. A sigla SAAS significa Software as a Service, isto é , software como um serviço.  A grande vantagem desse modelo de negócio é a atualização constante, resolução de bugs, tudo incluso no custo da mensalidade.

Uma das maiores desvantagens desse modelo SAAS são as limitações quanto as customizações. Principalmente nas chamadas “plataformas de entrada” que são as mais simples , voltadas para quem está começando. Esses modelos de entrada, não cobram setup, apenas algumas cobram percentuais sobre as vendas , mas  a maioria trabalham com mensalidades fixas. Algumas inclusive podem ser gratuitas.

Mas qual a diferença ?

Já entendemos até aqui, que se você está começando, não é programador, já é indicado ir para uma plataforma SAAS. Com um custo mais acessível,  você poderá investir mais em promover a loja. Assim já eliminamos algumas opções.

Entre as plataforma SAAS temos: VTEX,  Jet Commerce,  XTech, Loja Integrada, Nuvem Shop,  e tantas outras que realmente dá para se perder no meio de tantas opiniões e sugestões.  Por isso, conhecer o seu PLANO DE NEGÓCIO é fundamental.

Para quem é grande

A Vtex, é a maior plataforma de e-commerce do Brasil e indico para os grandes players. A JetCommerce também considero para aqueles que já tem mais tempo de estrada no e-commerce. Nessa opção, para os maiores, tem a Tray Corp , ZCommerce e tantas outras. Todos esses modelos são SAAS mas são mais robustas, com muitas opções de serviços, integrações e customizações . São plataformas ideias para quem já tem um faturamento mensal constante no e-commerce.

Para quem esta começando

Para quem está começando, tem as opções de entrada e vou dar alguns exemplos de como começar a escolher uma plataforma:

A Xtech, que pertence ao grupo da Vtex, é uma boa plataforma para quem esta começando, mas possui um limite de SKU que pode-se cadastrar na plataforma. Logo, se você pretende trabalhar com um numero muito grande de produtos, pode eliminar essa opção. Uma vantagem dessa plataforma é a opção de criar o modelo de venda recorrente (assinatura), que muitas dessas plataformas de entrada não oferecem.  Outra opção bem legal é a venda up selling na plataforma, onde você pode cadastrar opções de comprando A+B o cliente ganha um desconto (desconto progressivo).

A NuvemShop,  tem uma pequena taxa fixa de *R$ 1,99,  por venda, além da mensalidade. Então, se você está começando, tem pouca margem de negociação em seus produtos, considere no seus custos essa taxa adicional por venda de produto, pode parecer pouco, mas lembre-se de verificar a taxa de parcelamento sem juros no gateway de pagamento. Por exemplo: Se você quiser oferecer no seu site parcelamento em 3x sem juros, haverá uma taxa adicional cobrado pelo cartão. Se o seu produto tiver um ticket médio baixo esse valor fixo poderá impactar na sua margem ou influenciar na decisão de oferecer ou não parcelamento sem juros ( um item relevante para o consumidor do e-commerce).  Mas por outro lado, a NuvemShop tem se destacado como uma das melhores plataformas de e-commerce.

A Loja Integrada oferece até opção gratuita, sem mensalidade, porém com certas limitações. É uma das plataformas, que eu considero, mais simples para quem está começando. Se a pessoa conhece pouco, está querendo testar o mercado e tem pouco dinheiro para investir, essa pode ser uma boa opção. É barata e atende aos pré requisitos mínimos para começar a se aventurar no mundo do e-commerce.

Preço x Limitações

Esses são apenas alguns exemplos de algumas vantagens e desvantagem de cada opção de plataforma. COM CERTEZA , a opção mais barata irá oferecer menos “serviços”. As vezes coisas simples que ajudam na  operação do e-commerce.

Mais um exemplo: na Loja Integrada não é possível programar de forma automática a entrada ou término de uma oferta. Tanto a oferta de preço quanto os banners, é preciso alterar manualmente. No começo é simples, mas depois que o fluxo de vendas fica mais intenso,  esses pequenos detalhes passam a incomodar. Mas no começo, não fará diferença e pelo custo benefício da plataforma, pode ser uma boa opção.

Algumas plataformas oferecem limitações quanto a integrações com empresas de transporte, logo se o seu produto é maior e os correios não são uma primeira opção para envio do produto, verifique a possibilidade de integração da plataforma com a sua transportadora. A maioria vai permitir você subir uma tabela personalizada de frete.

Conhecendo o seu modelo de negócio, fica mais fácil você saber o que uma plataforma precisa te oferecer. Muitas dessas plataformas oferecem a opção de descontos progressivos, preços diferenciados para venda no atacado. Outras não oferecem essas opções. Isso faz diferença para o seu plano de negócio? Qual a sua estrategia?

E comece a partir dessas informações a reduzir as suas opções. Quando você tiver com 4 ou 5 nomes de plataformas que atendem a sua estrategia de venda, ai sim, entre fóruns e chats de discussão e peça opiniões sobre essas plataformas pré selecionadas.

Escolher a plataforma é só o começo

Não é fácil mudar de plataforma. Se não souber fazer direito a mudança de uma plataforma para outra,  você poderá perder todo o posicionamento conquistado no Google.  O que pode significar meses de baixo faturamento. Por isso, o ideal é fazer poucas mudanças e sempre para plataformas maiores e melhores. O que significará que o seu negócio esta crescendo. Infelizmente vejo muita gente que “perdeu” um ano de vendas online. As vezes não vendeu nada. Quando pergunto como escolheu a plataforma: a resposta é “indicação no Facebook” ou pior “era  a qual a minha amiga sabia fazer”.  Ai quero morrer.

Dá trabalho pensar no modelo de negócio, pesquisar, verificar todos os serviços oferecidos. Mas garanto que esse é o menor dos trabalhos. Clica aqui e veja 6 perguntas que podem ajudar você a começar agora.   O mundo do e-commerce é maravilhoso, mas dá trabalho. Sucesso!

*taxa verificada no site da NuvemShop no momento que esse texto foi escrito. Esse valor poderá ter alterado. 

4 comentários em “Como escolher plataforma para o meu e-commerce?”

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