Inovar é sempre a melhor solução?

Fazem alguns anos que eu empreendo em meu próprio negócio mas eu sempre me interessei muito por empreendedorismo. Adoro ver o que estão abrindo, novas marcas surgindo, escutar novas ideias de negócio.

Existem aqueles empreendedores que seguem tendências, que esperam ver ou  ler o que está sendo sucesso no mercado, qual é a tendência da vez , como por exemplo, comida fitness e então resolvem se jogar nesse segmento em busca de uma fatia desse mercado. E existem os inovadores. Aqueles que identificam uma oportunidade de mercado ou  já tinham uma familiaridade com o segmento, como no nosso exemplo, o segmento o alimentício.  E na busca por um diferencial resolveu apostar em criar uma linha fitness. Esse segundo empreendedor, o que inova, é quem tem mais chance de se dar bem. Mas também de fracassar.

Dados mostram que 42% da startups falham porque seus produtos não foram lançados na hora certa. Por falar em startup, você sabe o que é uma Startup? Para você ser considerado uma startup você deve estar começando um negócio e esse negócio deverá trazer uma inovação. Não precisa ser necessariamente com tecnologia mas tem que trazer uma inovação e normalmente essa inovação busca resolver algum problema. E ser um produto ou serviço escalável.

Identifique um problema e poderá descobrir um mercado

Por exemplo, voltando a comida fitness, aquele segundo empreendedor que inovou nesse segmento, ele poderia ter identificado que as pessoas que tem o hábito fitness tem dificuldade de manter uma dieta equilibrada, com as calorias necessárias pensando não somente em perda de peso mas em ganho de massa muscular, e decidiu inovar e criar uma startup de comidas congeladas fitness. Se o problema é real, provavelmente existe um mercado, uma oportunidade e esse empreendedor tem grande chances de sucesso.

Existem aqueles que identificam uma tendência e conseguem aproveitar essa onda.O Uber não foi o primeiro , o próprio Google não foi o primeiro buscador. Mas eles identificaram a tendência e entraram para buscar uma participação nesse mercado. Sendo bons , podem ser tornar lideres. Ser o primeiro não é necessariamente ser o melhor. Mas há aqueles que fazem isso tarde demais e pegam um mercado saturado, o famoso caso da palhetas e brigaderias.

Dá para inovar até nas áreas mais tradicionais.

Não exite uma regra clara quando falamos de empreender e chances de sucesso. Empreender é um risco. Sempre!  Quem não quer se arriscar ou tem medo, não deve empreender. Mas começar um negócio é apenas o primeiro passo, sobreviver será uma luta diária. Por isso, a inovação tem sido uma obstinação de muitos novos empreendedores. Ao inovar, você tem a chance de ser visto pelo mercado e pelos consumidores. As pessoas gostam e comentam sobre novas ideias, jornalistas precisam publicar ideias novas, investidores buscam todos os dias por novas ideias.

Empreender é difícil de qualquer maneira. Não tenha medo e nem preguiça de inovar. Mesmo em áreas tradicionais é possível inovar. Nos próximos posts vamos mostrar alguns cases para inspirar você.

 

Veja também: é mais fácil para quem está todo mundo vendendo?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *