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Vender somente pelo Whatsapp e pelo Instagram é a opção de muitos pequenos empreendedores. Vendas através de redes sociais é conhecido como S-Commerce ou Social Commerce. É a venda através de todas as redes sociais. Não somente através do Facebook e Instagram, mas também Pinterest, Youtube entre outras. Algumas estão criando possibilidade de concluir as vendas dentro da própria rede social como é o caso do Facebook e Instagram e outras geram contatos, por exemplo, para o Whataspp e lá é combinado a venda.
As redes sociais são plataforma que foram construídas para “socializar” . Essas redes sociais permitiram a aproximação das marcas com os consumidores e vice e versa. As vendas muitas vezes acontecem mas não é o foco desses canais. E muitos pequenos empreendedores erram justamente nesse ponto . Utilizam essas redes sociais não para se relacionarem com os seus clientes ou seguidores e eventualmente atenderem à uma venda. Mas como o canal principal de venda.
Ter seguidores não é o mesmo que ter clientes disposto a comprar o seu produto. É preciso entender a jornada do cliente. Quando ele está na rede social, ele está passando por fotos, curtindo comentários, olhando tendências e seguindo marcas com a qual ele se identifica para ver novidades, ficar por dentro do lançamentos, etc. Quando esse seguidor, está como consumidor, procurando por exemplo, um vestido, uma camisa, um sapato, a tendência dele é pesquisar em site de busca como o Google. Nesse momento, se você não tem um site, você não estará nos resultados das buscas.
Plataformas dedicadas
As plataformas de e-commerce são projetadas para vendas. Com um site, você poderá cadastrar de forma organizada, através de categorias, toda a linha de produtos ofertados. Cadastrar as variações de tamanho e cores (em caso de roupas), estoque, promoções. Existem ferramentas de resgate de carrinhos, desconto progressivos, inserção de códigos promocionais e diversas outras ferramentas de gerenciamento que tornam o e-commerce uma plataforma dedicada para a venda de produtos. Além disso:
- Ter um e-commerce organizado da marca, passa confiabilidade,
- Cria valor como marca. A venda somente através das redes sociais, dá um ar de informalidade.
- Um site permite aparecer nos resultados de buscas como o Google.
- Com melhor gerenciamento , permite um aumento crescente das vendas.
Hoje em dia é fácil e barato criar um e-commerce. Existem diversas plataformas inclusive com custos zero. Crie a sua loja e utilize as redes sociais como mais um ponto de contato com o seu cliente e como uma forma de somar ao seu e-commerce. O sucesso virá com o tempo e com a dedicação.
2 comentários em “Você está vendendo pelo Instagram e pelo whatspp?”